Receitas de Natal: Panetone

Panetone

300 gramas de farinha de trigo peneirada

3 colheres de sopa de leite integral Toya

160 gramas de manteiga Toya

100 gramas de uvas passas

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de extrato de baunilha

50 gramas de frutas cristalizadas

2 ovos

2 gemas de ovo

1 tablete de fermento biológico fresco (15 g)

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de rum

Raspas finas da casca de uma laranja

200 ml de água quente

COMO FAZER O PANETONE

Coloque o açúcar, a farinha, o fermento e uma pitada de sal em uma tigela e, ao mesmo tempo, derreta a manteiga Toya.

Adicione os ingredientes secos à manteiga Toya junto com o  leite integral Toya, o extrato de baunilha, os ovos, as gemas e a água quente. Mexa com a batedeira até a mistura ficar bem compacta e bem pegajosa (se ficar mole, adicione mais farinha). Deixe a massa ficar em um lugar quente por 2 horas.

Adicione as passas e as cascas cristalizadas em uma tigela com água quente e 2 colheres de sopa de rum, depois de uma hora, escorra bem e retire o excesso de água. Passe as passas e as frutas cristalizadas na farinha para evitar, quando em contato com a massa, que elas se depositem no fundo. Unte e enfarinhe a forma específica para panetone.

Retire a massa, adicione as passas e as frutas cristalizadas, amasse alguns minutos com as mãos e coloque-a cuidadosamente no molde, nivelando a superfície. Deixe repousar por 2 horas e depois transfira o molde em um local arejado para que a superfície forme uma crosta.

Pré-aqueça o forno a 220º. Com uma faca afiada, faça um X na superfície do seu panetone e cozinhe por 15 minutos a 200° e depois a 190 ° por 15 minutos. Coloque uma tigela cheia de água na base inferior do forno para aumentar a umidade do forno e deixe o panetone ter uma superfície brilhante e crocante. Se não estiver crocante, asse por mais 30 minutos a 180 °, se preferir cubra com papel alumínio.

Retire o panetone do forno e deixe esfriar completamente antes de servir.

Panetone

 

Compartilhe: